24/09/2010
N° 12053
DEDO DE MOÇA
Os limões sicilianos da Vila Itoupava
Que contraste mais curioso. Uma antiga casa enxaimel, na germânica Vila Itoupava, abriga a Hostaria Filidoro, onde iguarias italianas são produzidas artesanalmente. No terreno da região mais alemã de Blumenau, pés de limão siciliano esperam crescer e se tornar limoncello (licor de limão tradicional do Sul da Itália).
A iniciativa é do italiano Danilo Berti, que no último ano tem se dedicado a aplicar na sua produção o conceito europeu de padrão artesanal, que dá origem a produtos controlados, sem conservantes e com matéria-prima de qualidade. Hoje, Berti já faz diversas iguarias de várias regiões da Itália, reproduzindo com rigor o modo de preparo de produtos como pesto fresco alla Ligure, salsa di noci alla Ligure (molho de nozes), geleia de limão siciliano e os biscoitos paste di meliga e cantucci toscani. Além do limoncello, claro, que hoje é feito com limão importado do Uruguai.
Para os próximos meses, há planos para transformar a Hostaria em um centro de degustação e começar a produzir xarope de limão, pandolce genovese, cogumelos em conserva e geleias com frutas da estação. Atualmente, os produtos são vendidos na sede da Hostaria, na Feira Livre da Proeb e na Bottega dei Formai, em Rodeio. Informações: gustocucina.blogspot.com.
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1261,3050443,15566
Que bom, esta materia é uma pequena satisfação pelo nosso trabalho, por isso queremos compartilhar com todos os leitores do nosso blog. Gusto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário